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Tarifa de ônibus em Santa Maria pode ficar entre as cinco mais caras do Estado

Deni Zolin e Joyce Noronha

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A partir do valor apresentado no Conselho Municipal de Transportes (CMT) de possível reajuste da tarifa de ônibus para R$ 4,25, o Diário fez um levantamento dos preços nas 10 principais cidades do Estado para fazer um comparativo. Se o novo valor for aprovado, Santa Maria ficará entre as cinco cidades com a passagem mais cara do Rio Grande do Sul (veja abaixo).

Para o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Fernando Maffini, é preciso comparar muito mais do que apenas o valor da passagem para entender os motivos dos reajustes. Ele diz que, entre as 10 cidades comparadas, Santa Maria é a com maior população estudantil, lembrando que alunos pagam meia-passagem (hoje equivalente a R$ 1,95).

- São muitos fatores que fazem parte do cálculo, e ter muitos estudantes é levado em consideração, já que eles pagam meia-passagem. A tarifa é a única receita que as empresas de ônibus têm para pagar salários dos funcionários e manter as operações - explica Maffini.

Além disso, ele salienta que Santa Maria utiliza o sistema integrado para o transporte público, enquanto em outras cidades, isso não existe. Assim, se um passageiro cadastrado para o benefício usar duas conduções para chegar ao trabalho, a segunda viagem é de graça aqui. O mesmo ocorre para um estudante, que já paga meia-passagem e tem registro da integração.

OUTROS IMPACTOS

Uma das representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM no CMT, Isadora Barrios, entende a questão das meias-passagens dos estudantes e das gratuidades influenciar no valor final da tarifa, porém, destaca que a Lei Orgânica Municipal pontua que "é necessário levar em consideração o poder aquisitivo da população no cálculo" e reforça que essa norma não é seguida na revisão da planilha.

- Fazer o cálculo do poder aquisitivo é complicado, mas não é impossível. Nós (do DCE) contatamos um economista que vai fazer o estudo, para termos uma ideia se a tarifa é condizente com o que a população pode pagar - diz Isadora.

Outro questionamento dela é sobre os itens da planilha (pneus, parafusos, etc.) serem avaliados com valor unitários, sendo que os empresários compram em grandes quantidades, o que modifica o valor por unidade na compra.

O CMT se reúne hoje, às 8h, na sede da ATU para debater o parecer sobre a planilha de custos, elaborado pelo relator, Renan Menezes. Mas a votação deve ser feita só na segunda-feira. Porém, o prefeito tem total autonomia para definir o valor da tarifa.

O VALOR DA PASSAGEM NO ESTADO

A lista apresenta o último reajuste no valor da passagem (em R$):

Cidade/quanto era/quanto é/último reajuste

Porto Alegre4,304,70Fevereiro/2019
Canoas4,204,60Março/2019
Gravataí4,104,40Junho/2018
Santa Cruz do Sul44,25Fevereiro/2019
Caxias do Sul3,954,25Março/2019
Santa Maria3,653,90*Maio/2018
Passo Fundo3,653,90Abril/2019
Rio Grande3,703,85Fevereiro/2019
Novo Hamburgo3,603,85Março/2019
Pelotas3,353,70Novembro/2018
*A partir de uma revisão na planilha de custos, o preço sugerido, na última terça-feira, é que passe de R$ 3,90 para R$ 4,25. A aprovação do valor depende de tramitações no Conselho Municipal de Transportes (CMT) e da sanção do prefeito Jorge Pozzobom

A VELHA POLÊMICA DO REAJUSTE DA TARIFA

Como o transporte coletivo é um serviço concedido pelo município, as empresas de ônibus não têm autonomia para definir os valores da passagem. O preço da tarifa é calculado conforme uma tabela utilizada em todo o país e que leva em conta todos os custos médios de todos os itens do transporte coletivo e o total de passageiros pagantes. Veja abaixo um resumo de como se chega ao valor da passagem e uma comparação entre os anos de 2003, 2018 e 2019

Alguns custos dos ônibus urbanos, segundo a planilha da prefeitura

Custos (principais)200320182019Variação 18/19
Diesel (litro)R$ 1,30R$ 3,16R$ 3,21+1,6%
Pneu (unidade)R$ 1.003R$ 1.472R$ 1.650+12,1%
Salário básico motoristaR$ 1.003R$ 2.743R$ 2.850+3,9%
Salário básico cobradorR$ 502,70R$ 1.559R$ 1.610+3,2%

Para se chegar ao valor da passagem

Cálculo do gasto para percorrer um quilômetro: custo total mensal/quilometragem mensal = custo por quilômetro


200320182019Variação 18/19
Custo total mensalR$ 3,34 milhõesR$ 7,19 milhõesR$ 7,51 milhões+4,3%
Quilômetros rodados ao mês1.117.8011.031.2241.011.037-1,9%
Gasto por km rodadoR$ 2,99R$ 6,98R$ 7,42+6,3%

Cálculo do índice de passageiros por km rodado (IPK)

Número de passageiros mensal/quilometragem mensal = IPK

200320182019 Variação 2018/2019
2.468.735 /1.117.801 = 2,20851.831.385 /1.031.224 = 1,77591.765.371 /1.011.037 = 1,7460-1,68%

Custo final da tarifa

Custo do km rodado/IPK = valor da tarifa

200320182019Variação 2018/2019
R$ 2,99/2,2085 = R$ 1,35R$ 6,98 /1,7759 = R$ 2,93R$ 7,42 /1,7460 = R$ 4,25+8,1%*

*Em relação aos R$ 3,90 da tarifa atual, o reajuste seria de 8,9% se for aprovado

Qual o peso de cada item na tarifa de ônibus

ItemPercentualValor
Salários e encargos56,3%R$ 2,39
Combustíveis e lubrificantes18,5%R$ 0,78
Peças e acessórios6,5%R$ 0,27
Remuneração de capital4,8%R$ 0,20
Impostos e previdência4,5%R$ 0,19
Depreciação4,19%
R$ 0,17
Despesas administrativas3,23%R$ 0,13
Pneus1,79%R$ 0,07
TOTAL100%R$ 4,25

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